O Dia Mundial do Hip Hop é uma marca da grandiosidade deste movimento cultural. Nascido em 1970 nos Estados Unidos, em poucos anos o estilo atravessou o continente e conquistou também países como o Brasil. Para celebrar essa data, vamos falar um pouco sobre a história do Hip Hop e lembrar grandes nomes que contribuíram para a consolidação desse movimento.
A origem do Hip Hop
O Hip Hop nasceu da periferia, assim como o funk no Brasil. Trazendo heranças jamaicanas, latinas e afro-americanas, o movimento ganhou vida dentro de gangues em bairros mais pobres de Nova York, mais especificamente no Bronx.
Alguns nomes conhecidos por dar origem ao Hip Hop são Clive Campbell, ou DJ Kool Herc, e Afrika Bambaataa. Ambos foram DJ’s que encontraram na música uma forma de expressarem, sobretudo, as suas insatisfações sociais sobre o país.
Assim, o movimento passou a ser cada vez mais famoso entre os jovens das periferias de NY e, com isso, foram surgindo grandes nomes. Os principais são Tupac, B.I.G., Snoop Dogg, Eazy-E e, mais recentemente, 50cent, Jay-z e Eminem.
O Hip Hop no Brasil
No Brasil, o Hip Hop começou a aparecer a partir dos anos 1980. Assim como em seu país de origem, o movimento foi nascendo dos encontros de rua, primeiramente na 24 de maio e no Metrô São Bento. Foi de lá que saíram muitos artistas reconhecidos como Rappin Hood, Thaíde, DJ Hum e Racionais MC’s.
Além disso, o movimento também contou com o Break Dance em suas manifestações. A dança, que era criada a partir das batidas das músicas, é um exemplo de como não se trata apenas de um estilo de música. Trata-se na verdade de uma cultura que envolve um lifestyle com expressões nas artes de rua, estilo de roupas, mentalidade e até mesmo intervenções sociais.
O Hip Hop no mundo
Para além da américa, o Hip Hop que nasceu de origens de outros continentes, é vivo também em países como Portugal e Angola. Esses são dois países que também possuem uma cultura de rua forte e artistas reconhecidos dentro do movimento. São esses Chullage e Sam The Kid de Portugal e Ikonoklasta Luaty Beirão e Hitler Samussuku de Angola.
Então, se você é fã e gosta de desbravar mares e oceanos do mundo da música, vale a pena ouvir esses grupos e descobrir um pouco sobre as variações musicais de outras regiões do mundo.
E para continuar as comemorações do Dia Mundial do Hip Hop, vá dar uma olhada nos nossos lançamentos de verão e aproveite a Best November para encher o seu carrinho com o menor preço.
Fique por dentro também da mais nova collab da Starter em homenagem ao Marinheiro Popeye!