Natural da cidade do Guarujá, em São Paulo, Adriano Elias de Souza “Mineirinho” levou o nome do Brasil para campeonatos no mundo inteiro. O que começou com um sonho de adolescente, quase impossível para um jovem brasileiro, foi muito além. Então, com apenas 15 anos, Adriano se tornou o mais jovem campeão de uma competição profissional em um Circuito Brasileiro em 2002.
Esse foi apenas o começo de uma carreira que durou 19 anos e teve seu fim em 2021, ano em que o campeão completou 34 anos. Com dezenas de prêmios internacionais e presença na Elite do surf, o surfista fez parte da também da história da marca HD, com anos de patrocínio e parceria.
Trajetória de Mineirinho
Mineirinho iniciou suas atividades no surf quando tinha apenas 8 anos de idade, sob forte influência de seu irmão mais velho. Conforme foi iniciando seus treinos, demonstrou seu incrível talento neste esporte, e então, com 10 anos começou a participar de competições.
Logo após, o seu primeiro prêmio importante veio: com 15 anos, já era reconhecido no Circuito Brasileiro. Em seguida, no ano de 2004, conquistou o Mundial Júnior na Austrália e em 2005 foi o recordista de pontos no WQS. Essa última conquista o levou para a elite do esporte, do qual participou até o fim da sua carreira.
Ao longo da sua caminhada no surf, Adriano de Souza “Mineirinho” conquistou mais de 15 prêmios importantes, sendo a maioria deles fora do Brasil. Além disso, contou com sólida parceria com marcas importantes e reconhecidas mundialmente, como a Hawaiian Dreams.
Dentre os vários fatos históricos de Mineirinho está o recorde contra a outra lenda do surf Kelly Slater. Dos 15 confrontos entre os surfistas, o brasileiro ganhou 11, sendo esta uma conquista fantástica para a sua carreira.
Despedida de Mineirinho
O Circuito Mundial de 2021 foi o palco do fim da carreira de Mineirinho. Então, ainda muito jovem, o surfista se despediu da profissão com muita celebração, homenagens e alegria.
Por fim, com muitos planos e sonhos a serem realizados, ele deixa o seu legado aos jovens surfistas que também almejam uma carreira de sucesso. Além de ser o segundo brasileiro a se tornar campeão mundial, fez história ao ganhar em Pipeline pelo Brasil.
Mineirinho e a HD
Sobretudo, foi um grande prazer para a HD fazer parte da trajetória de Adriano de Souza “Mineirinho”. A maior empresa de surfwear do Brasil participou de diversas temporadas com o surfista, encerrando a trajetória ao seu lado.
A grande felicidade da marca é, com certeza, ter feito parte da maior conquista do surfista em ser campeão mundial. Com isso, tanto Mineirinho quanto a HD deixam o seu legado para a história do surf para sempre, com a melhor impressão possível.
Leia também: HD lança sua coleção de verão para 2022