O Red Bull Pool Clash é o mais novo campeonato de surf sediado na Praia da Grama, em Itupeva (SP), que aconteceu em 17 de maio. Comandado pelo surfista campeão mundial Adriano de Souza (Mineirinho), o evento trouxe um modelo inédito de competição para o surf, além da premiação do futuro, que foi por meio de criptomoedas.
Além dos competidores, alguns nomes importantes no mundo do surf marcaram presença no evento para assistir a primeira competição da Red Bull em uma piscina de ondas. Dentre eles estavam Pedro Scooby, Carlos Burle, Pedro Barros, Letícia Bufoni e Lucas Fink.
O evento
A princípio, a edição contou com 40 participantes (20 no feminino e 20 no masculino) e teve como formato de avaliação a análise de desempenho em vez de notas. A ideia desse modelo de pontuação foi deixar os atletas livres para demonstrarem o seu melhor, sem a tensão experimentada nos demais campeonatos.
O evento começou disponibilizando 1 hora para os surfistas se familiarizarem com a piscina e se sentirem à vontade com as ondas artificiais. Posteriormente começaram as jam sessions, onde cada participante teve meia hora para se apresentar aos jurados.
Assim, 16 surfistas foram escolhidos para o mata-mata por meio de um comitê formado por juízes, atletas e os responsáveis pela Praia da Grama. Com 8 finalistas de cada categoria, chegaram à final Júlia Santos, Kemily Sampaio, Marcos Corrêa e Franklin Serpa.
Os grandes vencedores do Red Bull Pool Clash, que ficaram em primeiro lugar em todas as categorias foram The Dreamers (Time da HD). No feminino, Júlia Santos, surfista desde os 11 anos e campeã brasileira em 2019.
Já na categoria masculino, o campeão foi Marcos Correa, presente no top 3 do circuito nacional de surf e com carreira focada na conquista de uma vaga na elite mundial do surf. Ambos também receberam o prêmio “best track” da Red Bull.
O futuro do Red Bull Pool Clash
A primeira edição do Red Bull Pool Clash foi um sucesso e deixou aos participantes, convidados e jurados um desejo de quero mais. A piscina é tão atrativa que muitos convidados se aventuraram, como Edinho, Scooby, P.A e L7nnon, que aproveitaram para pegar algumas ondas.
Por fim, os responsáveis pelo campeonato finalizaram o dia convidando todos os presentes a divulgar e impulsionar o evento cada vez mais. Quem sabe nos próximos anos teremos mais edições deste campeonato para incentivar cada vez mais os atletas brasileiros.
Confira algumas cenas do evento no vídeo do canal Série ao Fundo:
Leia também: 5 filmes e documentários de surf para você conferir