A cidade de São Paulo é um verdadeiro antro da arte de rua. Além dos diversos museus e exposições nos centros culturais, a capital é repleta de manifestações artísticas públicas e muita crítica social.
Mas a arte de rua não se limita à grande capital. Outras cidades do Brasil e do mundo são ricas em arte urbana e possuem muita história em suas obras. Por isso, nesse texto vamos falar um pouco mais sobre o que é a arte de rua, quais os seus tipos e movimentos por trás de cada uma!
A história da arte de rua
A princípio, tudo começou no começo dos anos 1970 nos Estados Unidos, onde os primeiros muros e estações de trens começaram a ganhar manifestações artísticas. No Brasil, o movimento chegou anos depois, com a arte de rua ganhando vida através do protesto contra o regime militar.
Assim, as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram ganhando cada vez mais manifestações e dando vida à arte urbana. O fim do militarismo deixou uma grande abertura para a liberdade de expressão, que ficou bem acentuada com sátiras, críticas sociais e até mesmo intervenções artísticas.
Atualmente a cidade de São Paulo possui os maiores centros culturais a céu aberto, tendo o Beco do Batman (Vila Madalena), MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana – Zona Norte) e o Centro como as principais referências.
Então, se você adora passear pelas cidades e contemplar a arte de rua, confira os tipos e características de cada uma abaixo.
Tipos de arte de rua
Quando se fala em arte de rua, é comum assimilar ao grafite. No entanto, existem diversas outras expressões que caracterizam esse movimento. São elas:
Grafite: é a forma mais reconhecida, que aparece em grandes muros, paredes e prédios pelas cidades, trazendo lindas pinturas e críticas sociais.
Lambe-Lambe: são os cartazes colados nas paredes e muros trazendo mensagens rápidas e desenhos sugestivos. É muito comum também em postes de luz.
Stencil: é um molde ou máscara de papel, plástico ou metal usado para carimbar as superfícies.
Instalações: as instalações geralmente estão ligadas ao marketing ou críticas sociais mais severas, como no caso do touro de ouro instalado em frente à bolsa de valores em 2021.
Teatro/música: o teatro e a música também fazem parte da arte de rua e podem ser encontrados com facilidade na Avenida Paulista aos domingos, por exemplo. Através deles podemos identificar diversas expressões artísticas e até mesmo uma forma de ganhar a vida.
Além disso, a poesia, dança, circo e estátuas vivas também se enquadram na arte urbana, cada qual com a sua beleza e seu propósito.
É através da arte de rua que nascem estilos de vida, de música e até mesmo de se vestir. Muitas marcas fazem parte desse movimento, sendo criadas e desenvolvidas através deste movimento cultural.
Assim observamos a história de nomes como a Starter, por exemplo, que acompanhou artistas desde as suas apresentações populares até os grandes palcos, marcando suas carreiras e sendo hoje um símbolo para fãs e simpatizantes de manifestações culturais como o Hip-Hop.
Leia também: 5 filmes e séries que falam de Hip Hop para você assistir