Quem é fã da NBA nos dias atuais nem imagina que esse nome nem sempre foi tão prestigiado assim. No entanto, além de fazerem parte na maior rivalidade da história do basquete, Larry Bird e Magic Johnson foram peças chave para a NBA se tornar a principal liga de basquete do mundo.
Relembre nesse texto a grande história dos jogadores, suas trajetórias no basquete e entenda o papel dos atletas para a consolidação e sucesso da NBA no esporte mundial.
Larry Bird e Magic Johnson salvaram a NBA
Atualmente a NBA é um nome de peso e possui os jogadores mais bem pagos do mundo. Com 30 franquias, é uma das 4 ‘major leagues’ de esporte profissional na América do Norte e possui uma logomarca reconhecida internacionalmente.
Porém, na década de 1970 a liga não tinha essa popularidade e até mesmo era vista com maus olhos. Isso porque, segundo um artigo do Washington Post, entre 40% e 75% dos jogadores usavam narcóticos na época. Esse fato afastava muitos fãs e atrapalhava o crescimento da liga.
Além disso, as tensões raciais geravam certo impacto em meio ao racismo que os Estados Unidos enfrentavam na época. A comunidade branca não se identificava com os times e consequentemente não se interessava pelos jogos, fazendo com que os campeonatos tivessem pouca visibilidade.
No entanto, na virada da década dois nomes importantes chegaram para mudar o rumo da história. São eles Larry Bird e Magic Johnson, que protagonizaram a final do March Madness de 1979 entre Indiana State e Michigan State e no ano seguinte entraram para a NBA.
A maior rivalidade da NBA
Após o jogo histórico, os atletas entraram para a maior liga de basquete do mundo sendo amigos e ao mesmo tempo rivais. Larry Bird foi escolhido pelo Boston Celtics, time do qual fez parte durante toda a sua carreira e aposentou sua camisa. Magic Johnson, por sua vez, ingressou nos Lakers, onde também aposentou sua camisa.
Os atletas se enfrentaram em três finais da NBA, trazendo a rivalidade que traçaram lá no jogo universitário. Por esse motivo, os jogos que envolviam esses nomes sempre traziam uma grande expectativa e geraram grande euforia do público.
Nos dias atuais, aposentados de suas carreiras e com outros caminhos traçados no esporte, sendo Bird treinador e executivo de basquetebol da NBA e Johnson empresário e comentarista esportivo, ambos têm contribuição reconhecida pela liga.
“Larry e Earvin ajudaram a definir a NBA moderna com seu brilhantismo individual e sucesso de equipe na década de 1980”, reconheceu a liga americana de basquete.
Agora, mais de 40 anos após a maior rivalidade entre Larry Bird e Magic Johnson, ainda temos seus nomes ligados a grandes marcas como Mitchell & Ness, com coleções em homenagem aos jogadores.
São jerseys, shorts, moletons e acessórios personalizados dos Celtics e Lakers. Sendo assim, você tem peças para usar no dia a dia e também ter como item de valor do seu astro do basquete. Por fim, confira aqui as coleções completas e aproveite o cupom de primeira compra para adquirir o seu produto exclusivo.