Quando ainda era um novato e nem tinha pisado nas quadras da NBA, Jordan já foi notado por uma das maiores marcas do mundo. O filme ‘Air: a história por trás do Logo’ conta a trajetória da parceria da Nike e Michael Jordan para lançar a aclamada linha de tênis Air Jordan.
Com estreia nos cinemas marcada para 06 de abril de 2023, o longa traz uma narrativa instigante com Matt Damon como protagonista e Ben Affleck como ator e diretor em uma busca incansável pela contratação de Jordan.
Air – A História por Trás do Logo
O ano era 1984 e a Nike estava passando por uma crise. Com as vendas e o crescimento em baixa, eles precisavam de um plano para inverter esse jogo. No entanto, o jogador que iria torná-los uma das marcas esportivas mais valiosas do mercado nem havia pisado em uma quadra da NBA. Ainda.
Foi então que Sonny Vaccaro, o executivo de contas da Nike, visualizou a estrela e traçou um plano: criar a maior e melhor linha de tênis de basquete exclusiva para Michael Jordan. No entanto, ele tinha ao menos dois obstáculos para enfrentar. O primeiro, ‘quem é Michael Jordan?’, e o segundo, ‘onde ele está?’.
Na época, Jordan não era conhecido e muito menos reconhecido. Sendo assim, a trama se tornou um grande jogo de apostas, pois eles tinham a chance de acertar em cheio ou colocar tudo a perder. Por isso, a história é caracterizada como:
“O esforço de longa data da marca para contratar o jogador de basquete, Michael Jordan, para sua empresa de calçados em meados dos anos 1980”.
Não à toa, o roteiro escrito por Alex Convery em 2021, devido à sua alta qualidade, ficou parado durante um tempo até alguma produtora ter a coragem de produzi-lo. Então, no ano seguinte, a Amazon Studios comprou os direitos e deu início às gravações.
A história que transformou a cultura de rua
Muito além de uma parceria com uma grande marca e um grande atleta, a história do Air Jordan simplesmente transformou o cenário dos esportes e a cultura de rua. Junto aos movimentos de outras marcas, como a Starter, a Nike contribuiu para que o basquete ganhasse uma nova proporção.
Foi através deste grande passo que o jogo das quadras oficiais da NBA começou a dominar as ruas, sobretudo as periferias. Com isso, os garotos das quadras de basquete de bairro podiam se sentir mais perto de seus ídolos, graças a uma cultura que une música e esporte em um estilo de roupas, o streetwear.
Hoje, o Air Jordan é um dos maiores e mais aclamados tênis do mundo. Vestir um Jordan significa muito mais do que ‘ter algo’. Vestir um Jordan significa ‘ser algo’.
Por fim, todo esse contexto é retratado no filme em cartaz que promete uma narrativa incrível. A direção e elenco prometem um grande espetáculo, tudo isso sem sequer o personagem de Michael Jordan aparecer no filme.
Leia também – LeBron James: o maior cestinha da história